Deserto do Atacama Chile: tudo que você precisa saber antes de ir

Conhecido por ser o deserto mais seco do mundo inteiro, contudo, um dos mais visitados e mais lindos. O Deserto do Atacama Chile possui 105.000 km² de área, é gigantesco e é um destino muito procurado. Isso pela sua paisagem e beleza natural diferenciada. Quer conhecer um pouco mais sobre o Deserto do Atacama Chile? Então confira aqui. Reunimos as principais informações para quem quer conhecer esse lugar. 

Deserto do Atacama: Lagunas Antiplánicas e Piedras Rojas

Como chegar no Deserto do Atacama

Para ir até o Deserto do Atacama Chile, existem três maneiras – de avião, de ônibus, de carro ou moto. A localização específica dele é no extremo norte do Chile e o deserto em si, fica na cidade de San Pedro de Atacama. Você encontrará vôos diretos até San Pedro de Atacama, o aeroporto mais próximo é o de Calama. Ainda sim, sem voos diretos. 

Indo de avião, procure por vôo até Calama com escala/conexão em Santiago. As companhias que oferecem esse trajeto são: Gol, Latam e Sky Airline. Saindo de São Paulo e indo para Santiago, são 4h de viagem de avião. Ao chegar lá, são mais 2h de Santiago até Calama. Você aterrissará no Aeroporto Internacional El Loa Calama e de lá, pegue um transfer até San Pedro de Atacama. 

Deserto do Atacama: Valle de La Luna e Valle de La Muerte

Já quem prefere ir até o Deserto do Atacama Chile de ônibus, deve ter em mente que a viagem será bem mais longa. Contudo, o preço é mais em conta. Fica a sua escolha. As companhias que oferecem esse trajeto são a Tur Bus (até San Pedro de Atacama) e a Pullman Bus (até Calama). Para quem prefere uma aventura e curtir a estrada dirigindo, uma ótima opção é ir de carro ou de moto. A viagem será bem longa e deve ser feita em direção ao norte do Chile, pela fronteira de Foz de Iguaçu e depois, passando pela Argentina para chegar até o Deserto do Atacama Chile

O que levar para o Deserto do Atacama

Por ser um destino diferente, é necessário levar a mala preparada para o Deserto do Atacama Chile. A temperatura lá é muito variante, um dia pode está muito quente e no outro, extremamente frio. Tenha isso bem claro em sua mente. Portanto, na sua mala para ir ao Deserto do Atacama Chile, aconselhamos levar:

  • Biquíni/roupa de banho
  • Touca/gorro
  • Cachecol 
  • Camiseta leve 
  • Blusa de manga comprida
  • Casaco de inverno 
  • Calça quente 
  • Óculos de Sol
  • Protetor solar
  • Protetor labial 
  • Boné/chapéu que proteja o rosto Sol
  • Papel higiênico/Lenços de papal
  • Álcool em gel

O que fazer no Deserto do Atacama

No Deserto Atacama Chile não faltam passeios e lugares incríveis para conhecer. Afinal, são mais de 100 mil quilômetros de deserto com vários pontos particulares, cada qual com sua particularidade para que a viagem seja aproveitada. Alguns dos passeios que valem a pena ser feito no Deserto do Atacama Chile, são:

Deserto do Atacama: Geysers del Tatio

  • Geysers del Tatio

Um campo geotermal com erupção de gêiseres, um fenômeno natural que é de impressionar. É isso que acontece na parte do Deserto do Atacama Chile conhecido como Geysers del Tatio, as chaminés de água sobem com muito vapor e duram o dia inteiro. A visão daquilo acontecendo e podendo ser visto de tão perto, é única. 

Deserto do Atacama: Lagunas Antiplánicas e Pedras Rojas - Entrada

  • Lagunas Altiplánicas e Piedras Rojas

Com mais de 4.000 metros acima do mar, as paisagens árida e montanhosas combinada com grandes lagoas naturais. Nesse passeio, você verá vegetação vulcânica e um horizonte diferente. Vale a pena conhecer. 

Deserto do Atacama: Valle de La Luna e Valle de La Muerte - Paisagem

  • Valle de La Luna e Valle de La Muerte

Nessa parte do Deserto do Atacama Chile, você encontrará algumas das partes mais famosas e conhecidas de todo o deserto. A areia em tom avermelhado, o céu azul – chega até a lembrar a representação do planeta Marte. Além disso, a areia da cordilheira forma desenhos que são impressionantes e quiçá. nunca visto antes.

Melhor época para visitar 

A melhor época para visitar o Deserto do Atacama Chile não existe, a viagem pode ser feita a qualquer momento do ano. A única coisa que você deve ter em mente é que ao longo do dia, as temperaturas mudam muito. Contudo, não é algo que mude tanto quanto nos demais lugares do mundo. A temperatura costuma ficar entre 5°C e 27°C. A amplitude térmica é muito grande e uma característica dos desertos. 

Deserto do Atacama no Chile - Lagunas Antiplánicas

No verão, o período chuvoso chega junto. Isso pode atrapalhar alguns passeios. Já no inverno, é a neve que chega para mudar a paisagem. Você não conseguirá mergulhar nas lagoas porque as águas congelam. Contudo, o diferencial é esse. A alta temporada no Deserto do Atacama Chile acontece de novembro a março, os preços ficam um pouco mais salgados. 

Restou alguma dúvida? Nos deixe um comentário e ficaremos felizes em responder. Aproveite e veja também:

Deixe um comentário