Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, quando ir e mais!

Um dos países da América do Sul com mais pontos turísticos diferenciados dentro de uma região. Com uma grande área, um belo litoral banhado pelo Oceano Pacífico e 18,73 milhões de pessoas vivendo lá. Se ao ler isso você pensou no Chile, então acertou. 

De acordo com os dados divulgados pelo Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), o país chegou a receber 589 mil turistas brasileiros. Eles também fizeram uma comparação com o ano anterior e viram que os números obtiveram uma alta de 8,1%. Isso significa que a cada ano os brasileiros estão indo mais para o Chile

Deserto do Atacama com Neve

A única explicação para isso é que as atrações por lá devem estar ficando cada vez melhores. Será? Pensando nisso, resolvemos reunir todas as informações sobre essa viagem para responder essa pergunta e ajudar quem tem interesse. Veja só:

Onde fica o Chile e como chegar lá

O Chile é um país da América do Sul que está localizado na costa oeste. Ele faz fronteira com a Argentina pelo lado leste do país. Já no lado nordeste, com a Bolívia. Para chegar até lá, é necessário escolher a cidade que você quer visitar. Para exemplificar, usaremos a cidade de Santiago. Existem três maneiras de ir até lá – avião, carro ou ônibus. 

Indo de avião, será mais rápido e fácil. Embora não seja a opção mais barata. Você deve comprar uma passagem para a cidade de Santiago, aterrissando no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL). As companhias Gol, Latam, Avianca e Aerolíneas Argentinas oferecem esse voo direto, do Brasil até o Chile

Ir de carro já é a melhor opção para quem não vê problema em passar muito tempo viajando e gosta de estrada e aventura. O caminho deve ser feito pela Argentina, pela fronteira de Foz do Iguaçu. De lá, você passa por Santa Fé, Mendoza e algumas cidades a mais. Saindo de Porto Alegre, são 30 horas de viagem até Santiago. Saindo de São Paulo, a viagem dura 49 horas.

Já quem ainda curte uma estrada mas não para dirigir, a última opção é ir de ônibus. Contudo, é importante ressaltar que os preços das passagens podem ser salgadas e a viagem pode ser muito longa. As companhias que fazem esse trajeto são a Chilebus e a Pluma Internacional. O caminho pode ser feito em até 54 horas, saindo de São Paulo. 

Lugares para visitar no Chile

Por ser um país recheado de diversidade mas muito fiel à cultura, o Chile oferece várias cidades que merecem entrar no seu roteiro de viagem caso você decida ir para lá. Separamos algumas das mais famosas e mais visitadas para você saber mais. Confira:

Valparaíso - Chile

  • Valparaíso

Conhecida por ser uma das cidades mais coloridas do Chile, Valparaíso atrai muitos dos turistas que visitam o país todos os anos. Ela está localizada a 120 km de Santiago. Lá você encontrará uma cidade toda decorada com cerros, grafites e muita cor. 

Vale a pena separar um tempo para conhecer, e para quem quiser, existe o Free Walking Tour em Valparaíso. Um passeio feito especialmente para apresentar a cidade como um todo.

  • Santiago

A capital do Chile não poderia ficar de fora dessa lista. Santiago tem atrações para todos os gostos e é uma ótima porta de entrada para conhecer um pouco mais da cultura do Chile. Ao chegar lá, você pode conhecer os museus Precolombino, Bellas Artes e o Museu Histórico Nacional. 

Além disso, em Santiago está o mirante mais alto da América Latina, o Sky Costanera. Imagina que delícia visitar todos esses pontos turísticos e ainda pode curtir a noite nos bairros da Bellavista ou Lastarria.

Lagoa de Cristal - Chile

  •  Lagoa de Cristal

A Lagoa de Cristal possui 1 km de extensão com 80 mil m² de água. Por isso, é considerada a maior piscina do mundo. Ela é um dos principais pontos turísticos do Chile, no resort San Alfonso Del Mar. É uma água cristalina, a vista é incrível e o mergulho deve ser melhor ainda. Vale muito apenas conhecer esse marco que até para Guinness Book entrou.

Puerto Varas - Chile

  • Puerto Varas, Lagos Andinos

Cidade localizada na região dos Lagos Andinos, a 1100 km de Santiago. Puerto Varas foi fundada por alemães mas o que predomina é a cultura chilena. Contudo, esse toque europeu é percebido na arquitetura da cidade. Vale a pena conhecer e aproveitar o momento nessa parte do país.

Deserto do Atacama - Chile

  • Deserto do Atacama

Este provavelmente é o ponto turístico e natural mais conhecido do Chile. O deserto do Atacama é o mais seco do mundo, porém, um dos mais famosos. Com 2400 metros acima do nível do mar, o deserto do Atacama é conhecido por estar entre os dez céus mais limpos do mundo.  Lá você verá toda a cordilheira dos Andes, geysers, montanhas, vulcões, lagos, piscinas naturais, olhos de sol e muito mais.

Hotéis e pousadas no Chile

Na hora de decidir onde se acomodar no Chile, é ideal decidir antes em que cidade quer ficar. Por Santiago ser a capital e a cidade central, indicaremos algumas hospedagens lá. Antes de tudo, tenha em mente o tipo de viagem que você quer ter. Isso porque alguns bairros são mais tranquilos e outros mais agitados. Vai da sua escolha: 

Os bairros que receberam melhores indicações são os de Providência, Lastarria e Las Condes. Algumas indicações de hospedagens no Chile são:

Melhor época para visitar

Na hora de entender a melhor época para visitar o Chile, lembre-se que o mais importante é o clima e a alta temporada. Isso porque deve ser observado se cabe no seu bolso e se a temperatura está de acordo com sua vontade. 

Ilha de Pascoa - Chile

O verão no Chile acontece na mesma época que no Brasil, porém, muito mais quente. Contudo, é época de colheita de uvas. Isso possibilita muitos passeios em vinícolas e paisagens.

Já no inverno, que vai de junho até setembro, o Chile é um dos poucos locais na América do Sul que neva. Portanto, quem decidir ir mas durante este período pode aproveitar para brincadeiras na neve. 

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário. Aproveite e veja também: 

Deixe um comentário