Carnaval de Salvador Bahia: Guia Completo de Como Aproveitar

Embora o Brasil seja um país recheado de atrações, pontos turísticos e coisas a mais. Contudo, aos olhos do resto do mundo o nosso país é visto por algumas características marcantes – samba, carnaval, caipirinha e feijoada. É claro que a pátria amada tem muito mais a oferecer do que apenas estas coisas mas hoje, viemos te falar sobre uma delas: o Carnaval de Salvador

O berço do axé é um dos principais destinos escolhidos para curtir esse feriado. As praias, os trios elétricos, os pontos turísticos de Salvador, a música e muito mais. Pensando em quem quer se jogar no Carnaval de Salvador, criamos um guia completo de como aproveitar. Dá uma olhada:

Como é o Carnaval da Bahia?

A preparação para essa estação na Bahia dura o ano inteiro. Quando o carnaval acaba, eles já estão pensando em como será o próximo. O carnaval de Salvador é ideal para quem adora bagunça, movimentação e diversão. 

Carnaval de Salvador no por do sol

A festa dura entre 6 e 9 dias, e antes disso, existe o pré-carnaval que têm duração de 2 dias. Durante este período, as ruas da cidade contam com blocos e trios elétricos que formam o circuito do dia. 

No fim do circuito, é hora de partir para os camarotes em festas privadas com atrações também. Essas são as opções do Carnaval de Salvador, a escolha fica a critério do seu tipo de diversão.

Qual a origem do carnaval de Salvador BA

A festança Baiana acontece desde o início do século 20. Naquela época, as pessoas pensavam nesses apetrechos como uma manifestação popular deste feriado duradouro. 

Conforme o tempo foi passando, a tecnologia foi se aperfeiçoando e novas coisas foram adicionadas a comemoração. Como carros de som, que depois vieram a ser conhecidos trio elétrico. 

Até então, era apenas uma festa popular. De 1990 em diante, o  carnaval de Salvador começou a ser comercializado e passou a ser o que vemos hoje. Uma comemoração com patrocinadores, festas privadas, artistas nacionais ou internacionais e muito mais. 

Quais são as programações, principais atrações

Como falamos antes, o carnaval é uma das principais atrações turísticas de Salvador é formado por circuitos que seriam como uma programação de blocos e trios elétricos. Os mais conhecidos são: 

Carnaval de Salvador: Olodum

  • Circuito Batatinha

Acontece no bairro do Pelourinho. É um bloco mais familiar, com marchas antigas, baile de máscaras e apresentações de olodum, cantores nacionais e outros.

  • Campo Grande/ Osmar 

Acontece na praça Castro Alves. É o maior circuito do carnaval de Salvador, chegando a durar até 8 horas. O trio passa pelo centro antigo, causando muito movimento. 

  • Dodô/Barra do Ondina

Este circuito começa no Farol da Barra e termina em Ondina. Um bloco a beira mar, com muita festa e conforto. É um bloco menor, que possui entrada e  saída ao longo das ruas que passa.

O que significa “Pipoca” no Carnaval da Bahia?

No carnaval de Salvador, pipoca significa um bloco maior e mais aberto ao público. Sem cordas, barreiras e necessidade de usar abadá. São trios elétricos patrocinados pelo Governo com atrações nacionais. Geralmente, lotam muito mais do que os blocos tradicionais. Pipoca significa ir até esses blocos. 

Carnaval de Salvador - Carnaval Pipoca

Dicas de como se programar para ir e aproveitar melhor a folia!

Por ser uma festa turbulenta e cheia de tumulto, é interessante se prevenir com algumas dicas para curtir da melhor maneira possível. Separamos algumas para te ajudar. 

  • Compre com antecedência – o Carnaval de Salvador é muito comentado e frequentado. Se você quer curti-lo, se planeje e compre tudo com antecedência. Ao fazer isso, você não pagará preço de temporada e economiza bem mais.
  • Use um sapato confortável – independente de você escolher a um camarote ao um bloco, a movimentação é grande. É bem provável que você ande, dance e pule muito. Por isso, o ideal é sempre optar por um sapato confortável e um pouco mais velho. Afinal, ninguém quer ver o sapato novo sujo e surrado. 
  • Cuidado com o dinheiro – sabemos que em nosso país, tumulto sempre pode virar sinônimo de confusão. Estar atento é sempre importante. Tome cuidado com onde guarda seu dinheiro, o ideal é o porta dólar de pano que pode que pode ser preso na cintura e colocado dentro da roupa. No carnaval de salvador, todo cuidado é pouco. Além disso, não saia esbanjando dinheiro. Leve apenas o necessário. 
  • Cuidado com o celular – é um apetrecho necessário para quem quer registrar os momentos tirando fotos e também como meio de comunicação. Vai que você se perde dos seus amigos, não é mesmo?! Contudo, o cuidado tem que ser dobrado. Evite ficar mexendo no celular em momento desnecessários e com muita movimentação. Um ótima dica é deixá-lo também no porta-dollar. 
  • Use roupas leves e confortáveis – o tumulto é grande então, é ideal usar roupas que ventilem o seu corpo para que você não passe um calor desnecessário. Roupas confortáveis também ajudam a aproveitar mais a curtição.

Bom, agora você já possui seu guia completo para o Carnaval de Salvador. Aproveite e veja também as melhores praias de Salvador

Deixe um comentário