Argentina: Destinos para visitar, quando ir, cidades turísticas e muito mais!

O segundo maior país da América Latina e oitavo maior do mundo – essa é a dimensão e o tamanho da Argentina. Não é atoa que em 2019, o país recebeu 61,9 mil turistas só no mês de março. Esse é um dado de um relatório apresentado pela Indec, que ao coletar os números resolveu setorizá-los de acordo com os países dos estrangeiros para ver de onde vinham tantos turistas. O resultado foi que os brasileiros ocupavam o segundo lugar no ranking.

Se pararmos para pensar, é um dado bem interessante. Afinal, um lugar tão grande quanto a Argentina e que recebe tantos brasileiros deve ter muito a nos oferecer. Está pensando em conhecer? Veja as melhores dicas que separamos para você:

Onde fica a Argentina e Como chegar

A Argentina é um país localizado na América do Sul, mais precisamente no meio entre as cordilheira dos Andes e a parte leste do oceano Atlântico. É possível chegar até lá de avião, carro, moto, navio ou barco – tudo depende do tipo de viagem que se quer ter. 

Na Argentina, você encontra dois aeroportos internacionais, o Aeroparque Jorge Newbery e o Ezeiza. Ambos recebem voos diários do Brasil, basta se atentar em qual casa melhor com seu roteiro de viagem. Indo de avião, as companhias que oferecem voo até a Argentina são a Gol, LATAM e a Azul. 

Argentina - Casa Rosa

Para quem pensa em ir de moto ou carro, é uma grande oportunidade de conhecer vários locais no trajeto. Para chegar até lá pela estrada, poderá passar por Curitiba, Foz da Iguaçu, Balneário Camboriú, Porto Alegre e outras. 

É importante saber que na Argentina não é necessário permissão internacional para dirigir (PID), mas sim a Carta Verde (seguro para dirigir em países do Mercosul). Algumas empresas de oferecem o trajeto de ônibus internacional, para quem não gosta de dirigir é uma ótima opção. Elas são a Pluma e o Flexabus.

Também é possível chegar até a Argentina de navio ou barco. O país conta com vários portos que recebem embarcações vindas de outros países. Por exemplo nas cidades de Buenos Aires, La Plata, Rosário e Santa Fé. Além disso, também é possível encontrar passeios cruzeiros que vão até lá.

O que fazer na Argentina 

O país é tão famoso que há quem diga que existem algumas coisas que todo turista deve fazer ao passar por lá. Por exemplo, ver um show de tango, esquiar, beber um vinho malbec, comer comidas típicas e conhecer as praias famosas da Argentina. É claro que, para fazer tudo isso é preciso estar com tempo e disposição de locomoção. Isso porque nem todos esses afazeres são na mesma cidade. 

Turismo na Argentina e cidades turísticas

Não é por nada que a Argentina recebeu o título de segundo maior país da América do Sul, perdendo apenas para o Brasil. São 23 províncias e uma cidade autônoma, totalizando uma população com 44,49 milhões de pessoas. Por isso, a lista de cidades turistas é gigantesca. Têm lugar para todos os gostos. Veja só:

Buenos Aires

A capital da Argentina é o local que recebe mais turistas no país. Buenos Aires é um espaço que conta com espaços para todo o tipo de diversão, desde restaurantes finos e bibliotecas famosas até bairros centrais todos coloridos. É de dar alegria para qualquer um que decidir passar por lá.

Buenos Aires - Argentina

Bariloche 

Outra cidade na Argentina que costuma receber muitos turistas internacionais, principalmente brasileiros, é San Carlos de Bariloche. Lá você encontra uma série de atrações fora do comum. Quando está frio, é possível praticar esportes de baixa temperatura porque lá neva. Por exemplo, esqui e snowboard. Contudo, o que faz a fama da cidade é a paisagem única. Vale a pena conhecer.

Bariloche, lago Nahuel Huapi

El Calafate

Localizada na parte extrema sul da Argentina, encontramos o vilarejo de El Calafate. O atrativo desta cidade são suas belezas naturais que deixam qualquer um de queixo caído. A mais famosa é a geleira Perito Moreno, em extensão horizontal. É impressionante. Vale super a pena para quem curte se impressionar.

El Calafate - Geleira de Perito Moreno

Puerto Iguazú

É conhecida por ser uma Tríplice, fazendo fronteira com Brasil, Argentina e Paraguai. Essa cidade possui uma parte das Cataratas do Iguaçu, a parte que do lado argentino. É lindo de se ver, especialmente à noite.

Esse é ponto alto da cidade. Por lá você não encontra muitas baladas, restaurantes e pontos turísticos. O máximo é uma feirinha de artesanato, queijos e carne. Contudo, é uma ótima parada para se colocar no roteiro de viagem.

Argentina, Puerto Iguazú

Mendoza

Cidade de belas praias e vinhos famosos? estamos falando de Mendoza. Localizada a oeste de Buenos Aires, a cidade é considerada a capital Argentina do vinho. Ela está no ranking das cinco maiores produtoras do mundo. Um ótimo passeio é conhecer as vinícolas no final do verão, anote essa dica. Além disso, é possível se aventurar na cidade praticando esportes radicais nas montanhas do Cordón del Plata e Aconcágua.

Mendoza - Igreja da passagem

Quando ir para Argentina e principais cuidados 

Para ir até a Argentina, é necessário planejamento. Um dos pontos principais é escolher quando realizar a viagem. Nossa dica nessa questão é sempre pesquisar e ponderar o tipo de viagem desejada. De dezembro a fevereiro, é o verão argentino. Em janeiro, a cidade fica lotada por conta da alta temporada então é ótimo para quem gosta de um agito. 

Já quem tem vontade de ir para degustar vinhos e aproveitar o frio, junho e julho são épocas perfeitas. A temperatura fica mais baixa, as estações de esqui abrem e o vinho fica mais gostoso!

Uma dica importante é garantir seu seguro de viagem. Embora a Argentina tenha relatos de ser tranquila, essa é uma medida protetiva para que os turistas garantem que tudo ocorra da melhor forma. 

O seguro de viagem cobre eventualidades, despesas médicas, extravio de bagagem, assistência odontológica, assistência jurídica e assistência farmacêutica. O preço é, em média, de 10 reais por dia. 

Bom, agora você já sabe as principais dicas e está preparada para criar seu roteiro de viagem para Argentina.

Deixe um comentário