8 Cachoeiras em Minas Gerais para você visitar!

Um dos destinos de viagem mais procurados no Brasil são as cachoeiras em Minas Gerais, famosas por serem belas, atrativas e dignas de serem registradas em várias fotos com a família ou amigos. 

Conheça agora as 8 cachoeiras para você visitar no Estado mineiro em suas próximas viagens! 

Principais Cachoeiras em Minas Gerais para visitar

Além de conhecer as mais belas cachoeiras em Minas Gerais, os turistas também podem visitar os lugares históricos, as Minas da Passagem, a Gruta da Lapinha e a casa de Carlos Drummond de Andrade, ou seja, basta escolher o que fazer em Minas Gerais!

As cachoeiras são lugares belíssimos que todas as pessoas desejam conhecer, não é verdade? São cercadas por natureza, águas límpidas, um ambiente tranquilo e propício para relaxar. Vamos conhecê-las!

1 – Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro

É considerada a cachoeira mais alta de Minas Gerais, contando com 273 metros de queda e 20 metros de profundidade na parte mais baixa. Localizada dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro na Serra do Espinhaço, na cidade de Conceição do Mato Dentro. 

2 – Cachoeira Casca D´Anta – Serra da Canastra

Possui uma queda de 186 metros, a cachoeira Casca D´Anta fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, localizada a 100 km da cidade de Capitólio.

Para acessá-la, é preciso passar por trilhas no caminho, mas que possuem mirantes e áreas de piquenique e churrasco. 

3 – Cachoeira da Zilda – Carrancas 

Localizada a 12 km da cidade de Carrancas, o Complexo da Zilda abriga uma das mais belas cachoeiras em Minas Gerais, de um total de 70 cachoeiras. O lugar recebeu esse nome, porque na cidade de Carrancas havia uma jovem muito bela chamada Zilda.

4 – Cachoeira Alta – Ipoema

Localizada a 86 km da capital mineira (Belo Horizonte), a cidade de Ipoema abriga a famosa cachoeira Alta. Possui 110 metros de queda d´água e uma excelente estrutura para os turistas – inclusive os mais aventureiros.

5 – Cachoeira Diquadinha – Capitólio

Essa é uma das belíssimas cachoeiras em Minas Gerais que você precisa conhecer, pois além de ser de fácil acesso, não há taxa cobrada para entrar no local, e a natureza e as águas cristalinas compensam qualquer trilha cansativa para chegar até ela.

6 – Cachoeira do Chuvisco – Santo Antônio do Rio Abaixo 

Localizada na divisa dos municípios de Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto, a cachoeira do Chuvisco possui 10 metros de altura, sendo a mais visitada do município, devido às suas belezas naturais, fazendo parte de Minas Gerais turismo.

7 – Cachoeira do Moinho – Milho Verde

Localizada na cidade de Milho Verde, a cachoeira ganhou esse nome devido aos dois moinhos antigos existentes no local, usados para transformar o milho em fubá.

A cachoeira do Moinho possui vários poços de água cristalina, que são ótimos para banhos. Mais à frente, encontra-se duas grandes quedas que se transformam no Rio Jequitinhonha.  

8 – Cachoeira Grande – Serra do Cipó

A cachoeira localizada na cidade de Serra do Cipó possui uma queda de 9 metros, bem como uma extensão de 50 metros. 

Para acessá-la é preciso entrar em uma propriedade privada e depois seguir por uma trilha até a cachoeira deslumbrante, repleta de poços para mergulhos incríveis, assim como o Poço Lageado e da Chica. 

Os turistas podem aproveitar para realizar passeios de caiaque e também de stand up paddle. 

Dicas de pousadas em Minas Gerais

Nada como um lugar aconchegante e confortável para hospedar, não é verdade? Assim como em qualquer parte do Brasil, há também excelentes opções de hospedagens no Estado mineiro, tais como pousadas em Minas Gerais e hotéis, por exemplo. Confira quais são as melhores pousadas da região:

  • Pousada dos Querubins / Andrelândia
  • Hotel Fazenda Santa Marina / Santana dos Montes
  • Pousada do Lago / Guapé
  • Pousada de Selva Mato Limpo / Rio Preto
  • Thermas Resort Walter World / Poços de Caldas
  • Mira Serra Parque Hotel / Passa Quatro 
  • Maquiné Park Hotel – Caetanópolis
  • Fazenda Monjolos – Serra do Cipó
  • Solar Maria Carolina / Mário Campos

6 coisas importantes na hora de escolher uma pousada ou hotel para se hospedar, são:

  1. Conforto e limpeza do local; 
  2. Acomodações (camas, tamanho dos quartos, banheiros, serviços oferecidos aos hóspedes);
  3. Quantas refeições a hospedagem oferece, bem como o sabor dos pratos oferecidos;
  4. Área de lazer da pousada ou hotel – piscina, hidromassagem, massagens feitas por profissionais qualificados, atividades para crianças e etc;
  5. Atendimento aos hóspedes;
  6. Preço da hospedagem e facilidade de pagamento.

Melhor época para visitar Minas Gerais

Em Minas Gerais há cidades com o clima tipicamente tropical, com temperaturas que variam entre 13ºC e 20ºC no inverno, e 25ºC a 30ºC no verão.

Assim, a melhor época para visitar Minas Gerais é entre os meses de abril e setembro. 

Comidas típicas de Minas Gerais que você não pode deixar de experimentar:

A culinária mineira também não deixa a desejar quando o assunto é sabor. Por isso, alguns pratos mineiros típicos que os turistas precisam experimentar são:

  • Frango com quiabo
  • Tutu de feijão e vinagrete
  • Bambá de couve
  • Feijão tropeiro
  • Leitão à pururuca
  • Vaca atolada
  • Doce de abóbora
  • Doce de leite com queijo
  • Pão de queijo com café 
  • Bolo de mandioca ou milho

Agora, basta você planejar a sua viagem para conhecer as cachoeiras em Minas Gerais e tudo o que o Estado tem a oferecer!

Deixe um comentário